Quarta-feira de Cinzas..
A liturgia da Quarta-Feira de Cinzas recorda-nos nossa condição de mortais: Lembra-te, homem, de que és pó e ao pó hás de voltar" ....
Neste início de Quaresma, procuremos, mais ainda do que a mortificação corporal, aceitar o convite que a Liturgia sabiamente nos faz, combatendo o amor próprio com todas as nossas forças. "Procurai o mérito, procurai a causa, procurai a justiça; e vede se encontrais outra coisa que não seja a graça de Deus". (Sto. Agostinho)
Ao receber as cinzas sobre a cabeça, ouviremos mais uma vez um claro convite à conversão que pode expressar-se numa fórmula dupla: "Convertei-vos e crede no evangelho", ou: "Recorda-te que és pó e em pó te hás-de tornar".
Precisamente devido à riqueza dos símbolos e dos textos bíblicos, a Quarta-Feira de Cinzas é considerada a "porta" da Quaresma. De fato, a hodierna liturgia e os gestos que a distinguem formam um conjunto que antecipa de modo sintético a própria fisionomia de todo o período quaresmal. Na sua tradição, a Igreja não se limita a oferecer-nos a temática litúrgica e espiritual do itinerário quaresmal, mas indica-nos também os instrumentos ascéticos e práticos para o percorrer frutuosamente. (http://www.arautos.org/especial/13407/Quarta-feira-de-Cinzas.html)
Abaixo segue algumas fotos da Celebração de hoje pela manhã em nossa Matriz Nossa Senhora do Bom Conselho, e fica o convite pra quem ainda não participou, Missa na Matriz também às 19h00.
Assembléia
1ª Leitura
2ª Leitura
Salmo Responsorial
Proclamação do Santo Evangelho
Benção das Cinzas
Oração Coleta
Incensação da Cruz de Cristo
Oração antes do Inicio da Celebração
Nenhum comentário:
Postar um comentário